terça-feira, 22 de março de 2011

O dia V. (ou, o dia que meu coração quase parou)

Hoje quero tentar passar, com humor, todos os acontecimentos do dia do visto. Muitas meninas chamam de Dia V, eu prefiro chamar de "O dia em que meu coração quase parou"

Passamos por toda a ansiedade do processo para ser uma au pair. O primeiro nervoso é a palestra, as expectativas que criamos, as dúvidas. Depois nos deparamos com um IMENSO dossiê para preencher, referências profissionais que devem ser comprovadas, perguntas e mais perguntas.

Passando isso, vem a ansiedade de ficar online no site da agência e conseguir uma família. Podem ter passado apenas 2 dias que você está online, você fica completamente DESESPERADA!!! Até que a família perfeita aparece e pronto..YOU HAVE A MATCH! (eita e-mail gostoso de ler, não?)

Nesse momento o sorriso impera no rosto. Você vira a famosa boba-alegre. Qualquer coisa te faz feliz!

Até receber o e-mail "Parabéns fulana - IMPORTANTE - sobre seu visto". Quero frisar que qualquer palavra ou frase escrita em CapsLock me assusta! Sério!!! Letras garrafais são para assustar ou te deixar muito feliz, mas quando vem escrita na mesma frase que contém a palavra "visto", é para passar mal!

Neste momento sua vida vira um pesadelo! É J-1, DS-160, SEVIS e uma série de siglas que você demora a entender. Fora os "poucos" documentos que pedem: comprovante do Imposto de Renda, extrato bancário, bens no seu nome, histórico familiar de 28 gerações, carteira de vacinação do cachorro, teste psiquiátrico, todos seus cortes de cabelo que já teve ou pensa ter um dia, teste do pézinho quando nasceu (se bobear pedem um atual também! HAHA! imagina o pézão!).

Enfim, você tem tanto documento para levar que pensa em já estrear a mala que vai usar para fazer o intercâmbio (aquela que cabe 32 kg mas você terá que fazer milagre pra levar sua vida lá dentro).

E a foto então? 5x7 com fundo branco (sem data, mas eles aceitam com), blusa escura para contrastar com o fundo e o melhor, com as orelhas à mostra! Gente! PARA TUDO! Existe coisa mais feia do que uma orelha??? As meninas podem concordar comigo, tirar foto pra documento já é uma tortura, agora, ter que aparecer as orelhas é o fim!!! É assinar um atestado de feiúra! Seria mais fácil carimbar no passaporte "Ugly girl-não vai pegar ninguém"

Deviam mudar esse quesito "orelhas aparecendo". Bem... ainda não acabou!

Sabe quando dizem: "não reclama que tudo sempre pode piorar" ? Pois é! Sempre piora mesmo!

Depois de reunir 59 kg de documentos, tirar a foto mais bizarra da sua vida e se preparar pro dia V, você vai procurar saber o que costumam perguntar, como geralmente é a entrevista... Neste momento você pira! Surta na batatinha meeeesmo!

Começam as lendas: não pode ir muito arrumada; não pode ir muito largada; não pode ir muito maquiada; não é bom ir de tênis, não é bom ir de salto; não é bom ir com roupa escura; não é bom ir com roupa clara; não pode falar muito; não pode falar pouco; melhor sorrir; melhor não sorrir... E a lista pode se estender ad infinitum.

Agora que já implementaram a idéia que você vai se dar mal no dia do seu visto, você tenta ir dormir, já que as 05 horas da madrugada irá se levantar para ir para forca, digo, entrevista.

Você "se remexe muito" a noite toda e acorda se sentindo um lêmure... atropelado! Vai para a entrevista, chega 1h00 antes do que foi marcado e encontra uma fila com umas 100 pessoas mais desesperadas que você. Separa os documentos, passa pela primeira fila (entrada), vai para a segunda fila (retirada de senha), chega na terceira fila (digitais) e pára na última e mais agoniante fila da sua vida (até aquele momento)... a fila para fazer a entrevista!

Até lá você já fez amizades, conheceu outras au pairs, deu risada e, quando menos espera... você está no último trecho da fila!!! Neste momento você sente umas 8 mil borboletas no estômago, depois parece que elas se transformam em bombas radioativas dentro do seu instestino e a dor de barriga quase transparece na sua cara. Quando você vê apenas 3 pessoas na sua frente, pronto, você sente que nunca mais verá nada. A pressão cai, começa a dar uma tontura e é sua vez de ir pra entrevista!!!

Tcha-na-na-nam... tensão total! As pernas parecem pesar mil toneladas cada uma, você fica em frente à cabine, eis que o atendente diz:

"Olááá! Bom dia! Passaporte e documentação, por favor!"

No momento do simpático "olááá", seu mundo se clareia e você percebe que NÃO, você não vai morrer, seu coração não vai parar e este não é o último dia da sua vida meeeesmo!

As perguntas foram simples, não pediram UM documento sequer daqueles todos que levei e, em dois minutos (que passaram como dois segundos), escutei anjos dizendo:

"Seu visto foi concedido, Érica! Agora é só seguir a linha laranja e pagar a taxa referente ao SEDEX! Boa viagem!"

Sorrisão e cara de boba-alegre MASTER!!! E a melhor sensação que tive até agora foi esta, andando pela linha laranja a caminho da saída... a sensação (a certeza) de que, agora sim, EU VOU PRA CALIFÓRNIA, BABY!!!

------------------------------------------------------------------------------

Quero fazer um agradecimento especial neste post à todas as meninas que embarcam comigo no dia 10/04. (Tamy, De, Bru, Grazi, Tati, Luiza, Solange, Jack, Carina, etc... não sei o nome de todas ainda!!! rs).

Espero que todas tenham a mesma sorte que eu! E fiquem tranquilas! 90% do nervosismo é desnecessário... os outros 10% servem pra não esquecermos nada!! rsrs

13 comentários:

  1. E as perguntas meninas??
    Quero a entrevista... hauahuah

    Acho q vou morrer nesse dia! É um SUPER frio na barriga!!

    huauhahu

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hehehe.. Que bacana este post. Confesso que fiquei um pouquinho mais tranquila. E sei que vai dar tudo certo pra todas nós! :)

    Fiquei muiiiiiiiiiiiiiiiiito feliz por você, Erica!

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!

    Dia 10 só vai dar a gente! :)

    Bjãoo

    ResponderExcluir
  3. E aiii Érica....
    Parabéns para nósss!!!... Aquele medo todo...nossa nunca vou esquecer....rsrsrs

    Adorei seu post... é bem isso que sentimos mesmo...é esse mix de sensações e sentimentos...nossaaaa.... um turbilhão de coisas dentro da gente....

    Agora é relaxar.... TA TD CERTO!!!!

    Vamos manter contato...
    \
    beijaooo

    ResponderExcluir
  4. Ahahah.. pensa numa doida (eu) rindo sozinha na frente do computador??!! Rsrsr.. figurinha vc! Que máximo, já tô sabendo de várias meninas que conseguiram o visto hj! Parece que hj foi um dia mto simpático lá pelo consulado hein?! uhauhau.. quero que o meu seja assim tbm, please!!

    Parabéns e boa sorte nos preparativos finais hein?! Bjinhooos!

    ResponderExcluir
  5. Que linda Erica!!! Magina, obrigada pela força tbm!! Valeu, agora é só arrumar as coisas e esperar o dia 10!!

    ResponderExcluir
  6. Garota, eu tb vou pra California! hahaha Consegui o visto segunda agr e passei por exatamente tudo que tu descreveu ai, as vezes eu pensava q eu era uma louca por me sentir assim, dá alivio ver que todas nós quase piramos kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Erica, vou p Discovery Bay (1 hr de San Francisco), meio longe de LA (infelizmente)... Mas vai ser ótimo te visitar! Fecha aqui, garota o/

    ResponderExcluir
  8. Menina, eu fico nervosa só de ler os relatos do tão temido dia V ! hahaha

    ResponderExcluir
  9. Poxa! Que máximo! Amei seu post, Érica! Também consegui meu visto hoje. Cheguei em casa há poucas horas. O consulado é bem diferente do que eu pensava.

    Ainda vamos nos falar bastante antes da viagem, ok?

    Bjão!

    ResponderExcluir
  10. nossa esse dia deve ser o dia do stress rs rs


    to te seguindo, se quiser dar uma pssadinha no meu fique a vontade

    http://euaaivoueu.blogspot.com

    Beiiijão

    ResponderExcluir
  11. Putsssssssssssss, adorei o post! HAHAHA sem dúvidas é assim mesmo. Eu acabei de entregar meu application e não tirei o visto J-1 ainda masss, já estive nos EUA há um ano atrás e passei por toda a tensão do consulado! HAHAHA é tenso demais, né? Boa sorte pra você na Califórnia :) .. Tudo de bom mesmo! Logo logo chegarei neste estágio do processo!!!!
    Se puder, me siga também ...

    http://nath-aupair.blogspot.com/


    Beijosss!!

    ResponderExcluir
  12. Oieee...
    sou nova aki!!!
    Adorei o post, vou tirar o meu na terça que vem!! nossa toh numa ansiedade!!

    o que eles te perguntaram na entrevista?? vc nao escreveuuu

    beijooo

    ResponderExcluir
  13. Tenho 2 amigas que vão pra Vegas nas férias e passaram pelo menos perrengue q vc no dia do visto...

    ResponderExcluir